Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009

electronica

 

 

 

 

 

 

blogs:

noticias-

ranking de dj-http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories

 

housebox: http://www.housebox.pt/

 

informaçoes:

 

Discotecas em Portugal: www.portugalnight.com

 

 

 Material de Dj : www.musicstore.com 

 

 

aprenda e ser dj :  http://www.aprendacomoserumdj.com/ 

 

 

 

 

 dj`s

armin van buuren:  http://www.myspace.com/arminvanbuuren 

  

tiesto:   http://www.myspace.com/tiesto

 

 

 

john digwee:   http://www.myspace.com/johndigweedforever

 

 

 

 

 

 

 

Música electrónica

Música electrónica é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos electrónicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. A forma de composição é geralmente intuitiva e muitas vezes pode ser feita até mesmo por pessoas com pouca experiência musical.

Por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um género musical próprio (principalmente relacionado com a música popular nos sub-estilos considerados dançantes tais como o techno, acid, house, trance e drum 'n' bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970). Actualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares.

Originalmente reputada por ter uma tecnologia evoluída muito mais rapidamente que sua própria estética, só passou a ter princípios e tradição após a Segunda Guerra Mundial, com o trabalho de franceses na música concreta e de alemães na Elektronische Musik. 
 

História 
 

Década de 1850 a 1940: os primeiros artistas e equipamentos

A habilidade de gravar sons não é absolutamente necessária para a produção de música electrónica, mas é certamente bastante útil. O primeiro precursor do fonógrafo foi inventado em 1857 quando Leon Scott gravou pela primeira vez impressões de som em cilindros revestidos em carbono.Duas décadas depois, em 1878 Thomas A. Edison patenteou o fonógrafo, que utilizava cilindros similarmente ao dispositivo de Scott. Apesar do mecanismo ter se mantido inalterado por um tempo, Emile Berliner desenvolveu o fonógrafo em disco em 1897.

No final da década de 1970 e início da década de 1980 houve grande interesse na inovação em instrumentos de música electrónica, amplamente pela substituição dos sintetizadores analógicos por versões digitais, além dos primeiros samplers. Na época os samplers eram, tal qual os primeiros sintetizadores, espaçosos e caros, mas em meados da década de 1980 foram desenvolvidos para tornarem-se mais disponíveis aos músicos. 
 
 
 

Música electrónica dançante

O estilo passou de uma mera ferramenta para os músicos diversificarem e desenvolverem novos sons e timbres musicais apoiando-se em outros estilos musicais para ganhar ma coisa própria. Com o sucesso da música disco, que atingiu seu auge entre 1977 e 1979 em parte devido ao filme de 1977 "Saturday Night Fever", a década de 1980 e décadas seguintes na música electrónica foram marcadas pelo surgimento da música electrónica dançante, levando ao desenvolvimento de novas ramificações como o techno, o house e o trance. A música electrónica torna-se a partir de então, além de um estilo musical, um estilo de vida marcado pelas raves (eventos sociais de elevação de consciência baseados em música electrónica) e pelos DJs (músicos que utilizam instrumentos musicais electrónicos para executar composições). 
 

Um elemento importante para o desenvolvimento da música electrónica dançante foi o desenvolvimento das raves. Tais festas de música electrónica começaram como uma reacção às tendências da música popular, a cultura de casas nocturnas e o rádio comercial. O objectivo primordial era a interacção entre pessoas e elevação da consciência (uma fuga da realidade) através de diversas formas de arte. A música electrónica teve papel fundamental em tais festas na medida que proporciona através das batidas repetitivas e progressivas um efeito hipnótico nos participantes, potencializado pela utilização de entorpecentes. A partir do desenvolvimento do estilo electrónico na década de 1980 foram promovidos eventos em regiões rurais destinados a reunião de pessoas, dança e utilização de ecstasy. De forma análoga, o movimento hippie da década de 1960 pregava a reunião das pessoas e a utilização de drogas (especialmente o LSD) como forma de elevação de consciência. Mesmo com a reacção negativa da comunicação social em relação a tal cultura o estilo foi se desenvolvendo, resultando em um estilo de vida para os participantes. Outros géneros musicais presentes em raves incluem o drum and bass e a música ambiente.

Outra vertente da música electrónica dançante é o trance. Apesar de suas origens datarem desde a década de 1970 com artistas como Klaus Schulze, foi a partir de artistas de acid house que acabou ganhando uma origem própria na Alemanha no início da década de 1990; Frankfurt é geralmente referenciada como o berço do estilo. No mesmo período desenvolvia-se em Goa, Índia, outro movimento de  música electrónica baseado no EBM, o Goa trance, influenciado pela cultura da Índia e pela música psicadélica da década de 1960. O género foi migrado para a Europa em Londres, desenvolvendo-se de forma a ramificar-se no que actualmente chama-se trance psicodélico.  
 
 

 

 

quais os  estilos 

 

 

 

 

Actualmente existem muitas sub-vertentes do house, tais como: Funky-House, Tech-House, Disco-House, Progressive-House, Electro-House, Acid House, Soulful House, Neo-Jazz-House entre outros.

O elemento comum de quase toda a "house music" é uma batida gerada numa bateria electrónica, completada com uma sólida (muitas vezes também gerada electronicamente) linha de baixo e, em muitos casos, acréscimos de "samplers", ou pequenas porções de voz ou de instrumentos de outras músicas. Representa, de certa forma, também uma evolução do disco music dos anos 70. A maioria dos projectos (desenvolvidos por DJs e produtores) e grupos de house music têm como origem a Itália, a Alemanha, a Bélgica, além dos EUA e Reino Unido.

House Music

Batida seca, 4/4,com "viradas" de muitas batidas, vocais femininos, melodia alegre e com velocidade próximas a 120 a 135 BPM (Batidas por Minuto).

Apesar da House ter início no verão de 1987, no Brasil ela somente destronou outros ritmos somente em 1989, quando o Mega Hit Pump Up the Jam (Technotronic) invadiu as pistas do Mundo Inteiro, tornando a Dance Music uma mania mundial. Em 1993 essa mesma música retornou as paradas de sucesso no filme Space Jam, provando que a House Music tinha muito mais fôlego que os críticos poderiam imaginar.

Muitos, na época, falaram que a House era um estilo passageiro e que seria apenas mais um modismo, mas passados 20 anos, o ritmo dançante da House Music continua intacto e parece até com mais vigor, agora com o apoio de seus filhotes adolescentes Techno, Psy, Trance e vários outros.

Hoje no Brasil a House Music tem se difundido cada vez mais. Inúmeras casas nocturnas do país fazem sucesso tocando música House e convidando inclusive vários DJ's de renome internacional que passaram a tocar em terras Tupiniquins. Além disso é o estilo mais tocado em festas caseiras, entre amigos (chill-out).

Acid house

Estilo mais radical de house, género musical fabricado em estúdio. O Acid surgiu de uma brincadeira de Dj Pierre, com o sintetizador analógico Roland TB-303, máquina essa que veio a debitar o som Acid que saiu em bastantes discos. A sustentação rítmica do Acid é feita por contrabaixos electrónicos e baterias programadas. Assim como o house, o Acid house é feito para tocar em pistas de dança, nas quais não podem faltar canhões de laser, luzes estroboscópicas, máquinas de gelo e fumaça.

O nome "Acid" foi herdado do consumo de drogas de festa, nomeadamente LSD e Ecstasy, muito comum entre os frequentadores das casas londrinas que tocam este género de música. A alusão às drogas aparece também em muitos nomes de canções Acid.

A data do nascimento do Acid foi no verão de 1987, quando a house music aporta no balneário espanhol de Ibiza, muito popular entre os veranistas ingleses. Os DJs locais dão forma mais radical ao estilo, criando o Acid house.

A Acid House foi uma das primeiras vertentes da Dance Music e praticamente foi deixada de lado a partir de 1989 quando outros subgéneros da Dance começaram a dominar o mainstream.

Importante observar que na Dance Music, nada morre, tudo se transforma e se adapta ou seja, a Acid foi incorporada principalmente ao género que hoje chamamos de Psy Trance.

Acid break

É a fusão do Acid House com a sua sustentação rítmica feita por contrabaixos electrónicos, sons distorcidos de guitarras dos anos 60 e baterias programadas, normalmente criado com o TB 303 da Roland, com as batidas quebradas do Breakbeat.

Soulful House

O estilo de House com forte influencia da Soul Music americana. Herdeiro do Garage House, tem nos DJs de New York seus maiores representantes.

Deep House

Estilo mais introspectivo de House até ao momento. Como o nome indica, baseia-se em sons profundos e calmos, sobre a batida 4/4 característica do House. É representado por diversas escolas com referencias diferentes, do mais orgânico ( West Coast) ao sintético ( Berlim, Londres).

Electro House

Estilo de House com timbres sujos, sintéticos e sombrios e com linhas de baixo ácidas, característica emprestada do electro da década de 80. Sneaky sound system retrata bem a electro house.

Tribal House

O uso de sons tribais (sons da selva) nomeadamente na área da percussão, que é exaustivamente trabalhada. Pensa-se que o tribal surgiu de uma ligação entre a música africana e a electrónica. Pode-se dizer que o Tribal é o casamento da House Music com ritmos africanos, gerando uma mistura de sons. O Tribal ou Tribal House tem batidas pesadas e fortes, porém menos repetitivas.

Progressive House

Estilo de House que surgiu no inicio dos anos 90. Consiste numa batida 4 por 4 com um bass mais profundo, com uma atmosfera mais elaborada e emocional onde as mudanças na música ocorrem pouco a pouco (A música vai crescendo durante a sua duração e ganhando mais energia, mais força, dai o nome progressivo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


publicado por Clicaki às 10:49
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.posts recentes

. 3º Periodo- Instrumentos ...

. Beliscofone

. Chocalho

. Flauta D'água

. SAX

. Zamponha

. pagina principal

. electronica

. hip-hop

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds